Forum de Radiologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc Empty Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

Mensagem por Tiago Reis Sex Dez 26, 2008 11:13 pm

caros colegas dos anos superiores x)...
a minha turma no dia 7 de janeiro vai ter exame pratico de mtr I e eu tenho andando a estudar... e teem-me surgido algumas duvidas... se poderem/souberem esclarecer agradecia =P
Como ainda estudei pouco não são muitas, e algumas podem ser absurdas mas cá vai...

1- A PA do torax e o decubito AP do abdomen fazem-se ambos com o IP ao alto ou de lado??

2- O Torax AP em Decubito, faz-se com o IP no potter ou de fora??

3- Nos posicionamentos do cotovelo e etc, Como é que vemos bem se a epitroclea e o epicondilo estão bem equidistantes??

4- Nas Incidencias com a mão, dedos, punho etc, por exemplo, se formos fazer uma radiografia a uma dessas estruturas (supondo que fica na mão esquerda) e o IP tiver ficar de lado, para que parte fica a marca verde?? para a direita do paciente ou para a esquerda?? =S

5- Quais são as incidências básicas para um estudo do abdómen?? (eu sei que é o decubito AP mas nao sei se há mais alguma)

6- Se o prof. nos disser assim... "tire uma radiografia, a det estrutura, em Obliqua anterior direita"... ele está a pedir a posição(em que a obliqua anterior direita fica mais perto do filme) ou está a pedir a incidência (em que a obliqua anterior direita fica mais perto do raio central?)

Por enquanto são essas as minhas duvidas, algumas podem ser perguntas parvas mas prontos =S isto confude um bocado....

Obrigado...
Tiago Reis
Tiago Reis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/11/2008
Idade : 35
Localização : Portimão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc Empty Re: Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

Mensagem por Pati Seg Dez 29, 2008 2:45 am

1- Ambos com o IP de lado
2- Faz-se com o IP no potter
3- DAH.... isso não tem maneira de se saber... tens de sentir.... lol
4-para a direita
5- Epah, depende do que quiseres estudar .... lol .... tou a brincar... esta não sei....
6 - epah.... fazes uma confusão com esta treta.... Se ele pedir uma incidência obliqua anterior direita, a posição é obliqua posterior esquerda. se pedir uma posição obliqua anterior direita, a incidencia é obliqua posterior esquerda. acho que é isto que queres saber....

Epah.... axo melhor recolheres mais informações.... lol.... porque isto aqui para este lado... os neuronios ja estão tão fritos com esta treta... que ja nem sei se o k digo tá bem .... lol ... ou então, por via das duvidas manda um mail ao prof......
Bom ano 2009
Bj

Pati

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 36
Localização : Aljustrel

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc Empty Re: Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

Mensagem por Pati Seg Dez 29, 2008 2:47 am

Não é o que eu digo.... já nem leio as coisas bem
Na pergunta 1... li mal ... lol
Torax PA - IP de lado
Abdomen AP- IP ao alto....
mas n te esqueças de ter em conta o biotipo da pessoa a quem vais realizar o exame....

Pati

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/06/2008
Idade : 36
Localização : Aljustrel

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc Empty Re: Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

Mensagem por LMadeira Seg Dez 29, 2008 11:52 pm

Tiago Reis escreveu:caros colegas dos anos superiores x)...
a minha turma no dia 7 de janeiro vai ter exame pratico de mtr I e eu tenho andando a estudar... e teem-me surgido algumas duvidas... se poderem/souberem esclarecer agradecia =P
Como ainda estudei pouco não são muitas, e algumas podem ser absurdas mas cá vai...
1- A PA do torax e o decubito AP do abdomen fazem-se ambos com o IP ao alto ou de lado??
PA do torax por norma é com o IP de lado. Mas se for uma pessoa alta e magra fazes com o IP ao alto. o Abdomen é ao alto. como é decubito centras pelas cristas iliacas. se fosse em Ortostatismo é 5cm acima das cristas a apanhar o bordo superior da sinfise pubica

2- O Torax AP em Decubito, faz-se com o IP no potter ou de fora??
Sempre que possivel com potter. só se fores fazer num paciente acamado, ou que nao consiga ser transportado para a mesa.. Mesmo os torax em decubido lateral é sempre com potter.

3- Nos posicionamentos do cotovelo e etc, Como é que vemos bem se a epitroclea e o epicondilo estão bem equidistantes??
Não sei.. não vez.. vez +- quando o cotovelo está alinhado. Vez +- a distancia do osso ao IP de um lado e do outro. No cotovelo fazs o AP e o Perfil. deduzo que a tua duvida seja no AP. Se não me engano se pedires ao paciente para tentar tocar com o 1º dedo na mesa o cotovelo fica +- pronto para o disparo. depois é so centrares com a articulação.

4- Nas Incidencias com a mão, dedos, punho etc, por exemplo, se formos fazer uma radiografia a uma dessas estruturas (supondo que fica na mão esquerda) e o IP tiver ficar de lado, para que parte fica a marca verde?? para a direita do paciente ou para a esquerda?? =S
Não sei se percebi a tua pergunta... Mas sem te querer enganar. A parte verde sempre que possivel aponta para a direita do paciente.. ou para dentro. Neste caso.. metes a parte verde a apontar para o "interior" do paciente.

5- Quais são as incidências básicas para um estudo do abdómen?? (eu sei que é o decubito AP mas nao sei se há mais alguma)
Não é o AP em decubito. tens que adequar ao estudo. P.e. se for um paciente que vem da nefrologia, com suspeita de problemas de rins.. fazes um Decubito dorsal (o tal AP em decubito). para que a parte renal fique mais proxima do Potter. Mas se por outro lado o paciente se queixar de dores abdominais como cólicas.. fazes um PA em ortostatismo. Esta até é a incidencia que secalhar se faz mais.. é mais rapida de se fazer.

6- Se o prof. nos disser assim... "tire uma radiografia, a det estrutura, em Obliqua anterior direita"... ele está a pedir a posição(em que a obliqua anterior direita fica mais perto do filme) ou está a pedir a incidência (em que a obliqua anterior direita fica mais perto do raio central?)
LOL. ja li tres vezes e ainda nao percebi. Basicamente e se não estou em erro, se pedir incidencia obliqua anterior direita. fazes um AP, com a parte esquerda encostada ao potter.. e a parte direita afastada do potter (ou seja mais proxima da ampola)
Por outro lado se pedir Posiçao anterior direita, fazes exactamente o contrario
é uma incidencia PA onde encostas a parte direita ao potter e afastas a esquerda.

Espero ter ajudado. Claro que nao te garanto que tudo o que te tenha dito está correcto. Bem pelo contrario.. eu sou burro. mas pronto.. tenta verificar se o k disse está correcto.. nao tenho aqui apontamentos.. estou a dizer pelo que sei de cabeça..

Abraço. se tiveres mais duvidas diz
LMadeira
LMadeira
Administrador
Administrador

Mensagens : 34
Data de inscrição : 16/06/2008
Idade : 39
Localização : Faro

https://radiologia.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc Empty Re: Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

Mensagem por Tiago Reis Ter Dez 30, 2008 12:02 am

ok obrigado pelas vossas respostas, ajudaram-me em algumas questões que tinha

Cumprimentos Smile
Tiago Reis
Tiago Reis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/11/2008
Idade : 35
Localização : Portimão

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc Empty Re: Dúvidas de MTR I - Posicionamentos & etc

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos